quarta-feira, 4 de julho de 2012

Professores franceses fazem dia de luta contra as demissões de Sarkozy


Milhares de professores franceses das escolas primárias e secundárias paralisaram as atividades na terça-feira (31) em repúdio ao corte de 14 mil postos de trabalho e a uma proposta de “reforma”, anunciada pelo Ministério da Educação, que denunciam como lesiva, pois suprime direitos salariais e profissionais.
Segundo o Sindicato Nacional de Professores de Secundária, uma das entidades organizadoras da greve, o protesto se estendeu pelos 95 departamentos do país e dialogou com a sociedade sobre o retrocesso da política proposta pelo governo Sarkozy. Em Paris, os educadores participaram de uma marcha da universidade de Sorbonne até a Praça da Bastilha, levantando cartazes contra o descalabro: “Sempre menos? É preciso que isso mude”.
No ato realizado à noite no teatro capitalino, o candidato à presidência francesa pela Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon, declarou que a grande ameaça para o sistema educativo nacional é “a mercantilização do conhecimento e a organização da escola como um mercado”.

Você quer saber mais? 











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...